quinta-feira, 27 de maio de 2010

Primeiro Texto do Povo Shãwãdawa-Arara


O Povo Shãwãdawa encontra-se na Terra Indígena jaminawa-Arara no Rio Bajé munícipio de Marechal Thaumaturgo, Estado do Acre. Esta terra é habitada por 287 pessoas em cinco aldeias do Clã Shãwã, que em sua língua significa Arara.
Estes ocupam uma área de 28.926 ha, seu território continua preservado assim como sua cultura, só estavam esperando o momento do seu Yuximbu Jean Hundu Shãwãdawa-Arara, liderança geral dos Shãwãdawa, fazer as divulgações e demonstrações desse povo sábio e maravilhoso! Foi um pajé desse povo que fez surgir o seu tsimbu pavehuakã nos meios dos não-índios, pois apresentou a bebida sagrada para o Mestre Irineu, fundador do Santo Daime, que depois gerou todas as correntes espirituais hoje existentes ligadas ao mesmo. Foi ele, o maior pajé já existente no Acre e no Brasil, o senhor Crispim Shãwãdawa, sepultado em seu território.
Foi Crispim líder do Povo, até sete anos antes de se mudar deste mundo, que deu ayuashka pela primeira vez ao senhor Irineu em seu território em nossa Terra Indígena. Consideram que este jóvem Jean Hundu shãwãdawa-Arara herdou todo o conhecimento material e imaterial desse velho sábio e guerreiro que só se mudou deste mundo quando seu povo estava conquistando seu território. É este jóvem que dará continuidade a diversos trabalhos a partir dos conhecimentos adquiridos em diversos mundos.
Jean Hundu Shãwãdawa-Arara
em conhecimentos do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário